gototopgototop
E-mail Imprimir PDF

geraldopintoREAR - ROUTINE´S EFFECT OF ALL IS RIGHT (Efeito da rotina do "tudo bem")


O Comandante Geraldo Pinto divide conosco uma série de conselhos utilíssimos,  fruto de sua experiência como master da VARIG e piloto fundador do clube CEU.


1) Significação


Quando vivemos um período de tranqüilidade sem acidentes ou incidentes tudo correndo bem, tendemos a agir despreocupadamente, e assim ficamos como que....."desligados".

Entretanto, quando ocorre uma situação de perigo, se forma um clima no qual são debatidas as causas e analisadas as razões de tal acontecimento.

Entrementes......decorrido algum tempo....geralmente curto, esquecem-se esses acontecimentos e voltamos aos hábitos rotineiros.

E assim, a vida continua.

Envolvido pelo dinamismo o homem tende a sepultar no passado e no esquecimento fatos importantes, acomodando-se aos costumes e à "ROTINA DO TUDO BEM.

Esta maneira de proceder é o que denominamos de "EFEITO ROTINA DO TUDO BEM" ( REAR- ROUTINE´S EFFECT OF ALL IS RIGHT).

Isto não deveria acontecer principalmente entre pilotos.

Os tripulantes são como boxeadores: "Não podem baixar sua guarda", caso contrário, SERÃO NOCAUTEADOS!!

 

 

2) CONSIDERAÇÕES


Note-se que o "REAR" faz parte do nosso cotidiano.

A rotina é perigosamente confortável, pois normalmente acontece quando estamos nos sentindo bem. Devido a isto nos tornamos complacentes e despreocupados agindo quase que automaticamente.

Furtivamente ela atua como um narcótico que "desliga", que oblitera, minando nossa vontade, debilitando nossa necessária severidade; diminuindo nossa atenção, impedindo-nos de detectar possíveis anormalidade; induzindo-nos a avaliar situações pela aparência fazendo com que olhemos....sem ver, pois que sob seu efeito tudo "parece" bom.

Ao nos habituarmos à rotina, condicionando-nos a este estado de espírito, estaremos nos desarmando e nos tornando presa fácil de eventuais surpresas que geralmente nos trazem conseqüências graves.

Ela pode nos persuadir a aceitar baixos padrões de exatidão e desempenho. Durante a leitura de um CHECK LIST ou checagem dos instrumentos e controles, pode nos levar a olhar sem realmente ver, tendendo a nos induzir a erros devido ao nosso estado de automatismo.

 

 

3) Conseqüência


Deste modo relacionamos a seguir algumas das mais óbvias resultantes ou reações desta coisa chamada "REAR" - "EFEITO ROTINA DO"TUDO BEM":

- Automatismo
- Complacência
- Obliteração
- Falta de atenção

E o fato de nos fazer pensar que: "APARENTEMENTE ESTÁ TUDO BEM"

Sob estas circunstâncias, mesmo um excelente piloto em suas melhores condições físicas e mentais, descansado sem estar fatigado mas, inconscientemente condicionado pelo REAR, correria o risco de cometer um engano o qual poderia levá-lo a uma situação de grande risco.

Neste ponto permitiríamos perguntar: Não seriam estas algumas das razões da porcentagem de acidentes que ocorrem em estranhas ou desconhecidas circunstâncias?

 

 

4) ADVERTÊNCIA


Preparam-se os profissionais objetivando o desempenho de suas funções em vôo com o necessário rigor e disciplina técnicos; exigindo-lhes estudo e constantes treinamentos seja em terra ou no ar, além de especial atenção à sua saúde.

Entretanto, persiste a impressão de que não estaria sendo suficientemente enfatizado o fato dos homens serem produto das circunstâncias......induzidos a adaptarem-se aos costumes do dia-a-dia.

Particularmente no que tange à classe de pilotos - pela repetitividade que torna rotineiro os vôos - estes homens correm o risco de habituarem-se a agir automaticamente tal e qual seres condicionados. Tornando-se por si próprios como que meros complementos de máquinas e, não o cérebro que controla.

 

 

Assim é importante:

- Não se deixar se condicionar pelo "REAR";
- Não baixar sua guarda - NUNCA;
- Observar e estar sempre atento;
- Olhar .....e.....Ver.

(Tradução de Assunto tema de um Seminário sobre Segurança de Vôo)

 

Tirem bastante proveito e bons vôos!

Geraldo Pinto.

No siempre es f'cil recibir dinero en efectivo a travs de otros recursos externos, como regla para atender las necesidades de atenciуn mdica. Bien conocidos son los medicamentos que se utilizan para reducir la fiebre causada por dolor de espalda, etc Si usted tiene alguna pregunta sobre azitromicina niños, lea nuestro artculo. їQuin no debe usar Kamagra? Hay medicamentos variantes para la cura de la impotencia masculina. Usted lata haber odo hablar de . Una investigaciуn mdica acerca de encontrу que el problema de salud sexual m's comn de los hombres es la disfunciуn erctil. Por ltimo, hay una amplia gama de explicaciones y los mdicos son normalmente capaces de identificar su problema a travs de pruebas biolуgicas. Existen riesgos posibles con cualquier tipo de medicamento.